quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

COMENTÁRIO DE RODRIGO ROBLEÑO

Yuri e todos meus amigos do Poema - em cena e fora dela. Assisti ao espetáculo no ultimo domingo e agradeço a oportunidade que, gentilmente, vocês me deram. Foi um grande presente - o maior - para esses meus 30 anos de teatro (contando meus primeiros passos como aluno de um cursinho na escola, quando ainda estava na 7ª serie). 

Queria agradecer ao Yuri, pela coragem de montar um espetáculo de um autor desconhecido, pela coragem de experimentar encenações e recuperar espaços culturais: Yuri e equipe, essa bravura merece o respeito de todos nos.

Deixando claro que não sou contra nenhum tipo de espetáculo cênico - que seja feito com respeito ao publico, claro - o que me incomoda na cena teatral belorizontina é ver uma mesmice que cansa que não possibilita a oportunidade de "variar pra variar". E "Poema" traz essa possibilidade. Mesmo que muitos não queiram ir ao teatro para levar essa "bofetada" estética, poética ou o que quer que seja ela deve existir, o braço deve estar sempre em riste para oferecer a oportunidade da catarse.

Agradeço, em especial, ao atores, TODOS, pela entrega, pela força, pela presença cênica, por oferecer ao publico toda a alma dilacerada - quer pelo texto, quer pela montagem, quer pela historia pessoal que cada um aplicou nesse espetáculo.

São poucos os comentários que eu poderia fazer sobre os detalhes que não gostei (ou não me agradaram, pois gostei de tudo), mas prefiro, agora mesmo, ressaltar a cada um de vocês, nessa sofrida luta cotidiana que é fazer teatro em BH: Obrigado, obrigado pela CORAGEM que vocês demonstram no espetáculo, e não agradeço como autor, agradeço como um espectador que gosta da provocação que vocês apresentaram.

Um abraço amigo,

Rodrigo Robleño.

Nenhum comentário:

Postar um comentário